terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dores no ombro: causa e tratamento

    Olá pessoal, quem escreve é o fisioterapeuta Markus Von Kossel. Como alguns devem saber, estou iniciando meu mestrado em biomecânica pela UFRGS neste mês e terei como base de estudo a articulação do ombro. Por este motivo, resolvi escrever a respeito de dores e patologias do ombro.
    Basicamente, as patologias do ombro são causadas por dois mecanismos: (1) instabilidades, onde o ombro está “muito frouxo” e (2) limitações no movimento, onde alguns dos movimentos do ombro estão deficientes.
     Nas patologias causadas por instabilidade, a cabeça do úmero, que é a parte superior do osso do braço, move-se em demasia, “escapando” de sua posição correta e levando a lesão de algumas estruturas do ombro.
     A mais conhecida causa de dor no ombro é a síndrome do impacto subacromial, onde a cabeça do úmero se desloca para cima e colide com o arco acromial, que é uma estrutura ósseo-ligamentar do ombro. Esta colisão acaba por “mastigar” os tendões que passam por aquela região, causando dor e disfuncão na articulação.
    Na figura abaixo é possível entender tal patologia. Em A, a cabeça do úmero está em sua posição correta, enquanto que em B, a cabeça do úmero “escorregou” para cima e colidiu com o arco acromial, pinçando os tendões.


    Existem outras alterações do ombro causadas por instabilidades, e assim como o impacto subacromial, estão relacionadas principalmente com excesso de movimento no ombro como por exemplo: tendinites, bursites e artroses.
    Outra causa comum de dores são as restrições de movimento, como nas capsulites adesivas ou “ombro congelado”, onde existe uma perda de amplitude de movimento do ombro. Algumas vezes, a perda de movimento em uma direção pode levar a instabilidade em outra direção. Estes mecanismos compensatórios são bastante comuns no ombro.
   Nas publicações científicas atuais, fica clara a relação entre patologias do ombro e a falta de força, execesso de tensão e má postura na região da cintura escapular (a região dos ombros). Muitas vezes, uma postura incorreta ou o desequilíbrio de forças em alguns músculos ao redor da escápula (antigo omoplata) são os responsáveis pelo aumento da sobrecarga na região do ombro, com decorrente surgimento de patologias no local.
    O tratamento das patologias do ombro deve ser amplo. Uma avaliação precisa é fundamental para bons resultados a médio e longo prazo. Na fase aguda, a consulta com médico especialista e a utilização de medicamentos faz-se necessária. Durante todo o tratamento, o fisioterapeuta, assume um papel importante na reabilitação do ombro, pois realiza o tratamento da dor através de recursos como eletroterapia, termoterapia e acupuntura. Além disso, promove a reeducação postural no sentido de melhorar o posicionamento dos ombros, reforço muscular, melhora da amplitude dos movimentos do ombro, e atua na orientação para a melhora da postura durante o trabalho, na posição durante o sono, no modo como o ombro é usado no dia a dia e em diversos outros fatores.
    Se você sente dor ou desconforto no ombro, não deixe de lado este sinal que o corpo está manifestando, procure ajuda de um médico ou de um fisioterapeuta. Lembrem-se que quanto mais precocemente tratada a lesão, mas rápida será a recuperação e o retorno às atividades de seu dia a dia.

                                                                                                                                      Markus Von Kossel

Nenhum comentário:

Postar um comentário