sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alimentação e atividade física!

     A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma boa qualidade de vida, esta deve ser acompanhada de uma alimentação saudável e balanceada.
   
    A importância de uma boa alimentação associada à prática de atividade física está relacionada à preparação do organismo para o esforço, pois os alimentos fornecem os nutrientes necessários ao organismo e poderão variar com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    Muitas pessoas acreditam que comer antes e depois do exercício físico não é necessário, mas é sim muito importante e indispensável, pois ao realizar uma atividade em jejum o corpo não tem a energia que vem dos carboidratos e na ausência desta, o corpo em exercício ira utilizar outra fonte alternativa de energia que será a das proteínas, comprometendo a função das mesmas.

    A ausência da energia proveniente de carboidratos poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim o desempenho do praticante de exercício físico, pois durante a prática da atividade física, ocorre uma diminuição do glicogênio muscular e com esta diminuição o nosso organismo passa a utilizar a glicose que é proveniente dos carboidratos da dieta.

    Os carboidratos podem ser de Alto ou Baixo Índice Glicêmico. Os carboidratos de Alto Índice Glicêmico são rapidamente absorvidos pelo organismo, ocasionando um aumento do nível de glicose no sangue. Estes alimentos são considerados ideais para o consumo após a realização de exercício físico, para facilitar a reconstituição do glicogênio perdido, como exemplo citamos os produtos refinados como o açúcar, pão branco, farinha branca, arroz branco, doces e repositores energéticos.  
  
   Enquanto que os alimentos de Baixo Índice Glicêmico fornecem uma liberação lenta e gradual de glicose na corrente sanguínea e devem ser ingeridos 30 a 40 minutos antes do exercício físico não elevando os níveis sanguíneos da glicose durante o exercício, como por exemplo: vegetais, frutas, legumes e alimentos integrais.

     A dieta de uma pessoa que pratica atividade física deve ser composta por alimentos de fonte de carboidratos devendo ter até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação, já as proteínas devem ter consumo de 15% e lipídios (gorduras) de 20% do valor energético diário. Outro item indispensável é o consumo de água, para ter uma hidratação adequada e repor a perda hídrica com as atividades e ter um bom desempenho no exercício.

    Uma dica importante: A DIETA DEVE SER INDIVIDUAL, nada de adquirir dietas prontas ou de outras pessoas, cada pessoa tem as suas particularidades.

   
Fernanda de Oliveira    
Nutricionista - CRN 8442

Atendimento junto à Academia Alternativa.
Contato: (51) 98492917

Nenhum comentário:

Postar um comentário