sexta-feira, 11 de março de 2011

Consciência Corporal

Depois de muito tempo sem postar por inúmeros motivos, resolvi promover mudanças de layout e design do blog e prometer que escreveremos semanalmente, pelo menos!!!

Esse retorno da inspiração para escrever, fez-me pensar sobre a Consciência Corporal.

A consciência corporal pode ser entendida como tomar consciência do funcionamento do corpo e isso significa conhecer-se, ter capacidade de reconhecer os sinais internos e externos que o corpo envia a cada segundo, ter dimensão de cada segmento do corpo no espaço, de cada movimento, de cada gesto...

Os métodos posturais como RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates, a dança, a Yoga, a prática de atividade física regular, cada um com as suas particularidades, oferecem diversos benefícios ao corpo humano como força, flexibilidade, melhora da capacidade cardiorespiratória, etc..., mas na minha opinião, o benefício mais importante é a consciência corporal.

Uma pessoa com uma boa consciência corporal, torna-se capaz de potencializar sua capacidade corporal, pois economiza energia ao realizar os movimentos, além de estar menos suscetível a ocorrência de lesões.
A prevenção de lesões ocorre em função deste autoconhecimento, ou seja, do conhecimento da dimensão das possibilidades que o corpo possui e também de suas limitações.

Creio que o sucesso dos métodos posturais para o alívio de dores está diretamente associado a melhora da consciência corporal. Ao realizar um método postural como o RPG e o Pilates, por exemplo, a pessoa faz uma ligação entre mente e corpo, deixa de realizar as atividades automaticamente, passa a prestar atenção em seu corpo, em sua respiração e a estimular áreas que não tinha conhecimento anteriomente. Tais sensações e  estímulos corporais proporcionados durante a execução dos exercícios do Pilates ou das posturas do RPG fazem com que as pessoas tornem-se conhecedoras do próprio corpo e passem a levar essa consciência para outras atividades em suas vidas.

A mudança de atitude é a grande vantagem adquirida por uma pessoa que apresenta uma melhora da consciência corporal. A percepção corporal de que aquela postura na frente do computador durante o trabalho não está fazendo bem ou que os ombros estão elevados tensionando a região cervical, fica mais evidente, e a atitude de adotar uma melhor postura e eliminar esses vícios posturais durante o dia tornam-se mais fáceis de acontecer pra quem tem uma boa consciência corporal, diminuindo, desta forma, a ocorrência de dores no final do dia e proporcionando uma melhora da qualidade de vida.

Portanto, fica a seguinte dica para você:  MOVIMENTE-SE!!!
Nosso corpo foi feito para o movimento pessoal!!

A consciência corporal e os demais benefícios só acontecerão se você sair do sedentarismo e passar a realizar alguma atividade!


Abração, Kassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário