segunda-feira, 21 de março de 2011

Alterações posturais na infância e na adolescência.

     O início do ano escolar leva diversos veículos de comunicação a abordarem temas como: o tipo de mochila e a quantidade de peso que pode ser carregado por crianças e adolescentes, o sedentarismo, as posturas adotadas durante as aulas ou nas infinitas horas em frente ao computador, situações estas que podem favorecer o aparecimento de desvios posturais e que preocupam pais, especialistas e educadores. Portanto, o post de hoje fala sobre os desvios posturais na infância e na adolescência e o porquê de a identificação precoce ser crucial para o tratamento e prevenção desses distúrbios.

     Dos 7 aos 14 anos é o período em que a criança ou adolescente está mais suscetível a alterações no sistema osteomuscular, pois o corpo apresenta uma maior plasticidade das estruturas relacionadas a postura o que favorece o aparecimento dos desvios posturais. Esses desvios podem levar a alterações estruturais importantes da coluna vertebral, encurtamentos musculares e diminuição da flexibilidade de grandes articulações como o quadril e ombros, o que pode causar, na fase adulta, dor crônica por doenças como hérnias de disco, bursites, artroses etc...

     A coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas, ou seja, que se apresentam dentro da normalidade. Essas curvaturas existem para que a distribuição de cargas seja homogênea sobre o disco intervertebral, responsável por absorver o impacto das atividades do dia-a-dia. No entanto, durante o crescimento, alterações mecânicas e/ou idiopáticas (àquelas que  não apresentam razão específica) ocasionam o desvio patológico dessas curvaturas.

     Segue uma figura com curvaturas fisiológicas da coluna vertebral:



     A cifose é a curvatura posterior convexa normal da coluna torácica, considera-se a hipercifose e a hipocifose, a alteração exagerada e anormal da cifose. A lordose é curvatura anterior convexa normal da coluna lombar e cervical, considera-se a hiperlordose e a hipolordose a alteração exagerada e anormal desta curvatura. Enquanto que a escoliose é o desvio lateral anormal da coluna vertebral, que quando mensurada pelo Raio X apresenta um ângulo maior que 10 graus. A escoliose apresenta uma curvatura lateral da coluna com rotação das vértebras dentro da curva e essa assimetria pode resultar em alterações na caixa torácica e no alinhamento dos quadris e promover sérios distúrbios físicos, emocionais e sociais. Apresentaremos mais detalhadamente a escoliose no próximo post.

     Seguem imagens de desvios posturais comuns na adolescência que podem se tornar alterações definitivas na vida adulta:
     O diagnóstico precoce tem grandes chances de bom prognóstico, ou seja, de a criança ou o adolescente apresentar um bom realinhamento da coluna vertebral através da realização de um tratamento conservador. O tratamento conservador consiste no acompanhamento com ortopedista e fisioterapeuta, no qual o ortopedista é capaz de  diagnosticar clinicamente o desvio postural, orientar o tratamento adequado e verificar a necessidade ou não de indicar a  utilização de coletes posturais chamados de órteses ou braces. Enquanto que o fisioterapeuta é capaz de realizar o diagnóstico cinesiológico-funcional postural e optar por utilizar a fisioterapia convencional ou métodos posturais como RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates para promover a reabilitação postural. 

     O tratamento conservador durante a  infância e a adolescência pode melhorar a consciência corporal,  além de promover o equilíbrio e a simetria da coluna vertebral através do fortalecimento da musculatura responsável pela manutenção de uma boa postura, pois, como dito anteriormente, essas estruturas apresentam-se com uma maior plasticidade. No entanto, na fase adulta, essas correções estão mais relacionadas a mudança de comportamento e a melhora da consciência corporal, pois o esqueleto humano encontra-se maduro e dificilmente sofrerá modificações.

    Portanto, pais e educadores precisam estar atentos as posturas das crianças e adolescentes, pois a saúde postural é determinante para uma vida adulta feliz, produtiva e com qualidade de vida. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, maiores serão as chances de sucesso na reabilitação.

    Quanto a prevenção, vale ressaltar que a prática regular de atividade física e de alongamentos, o controle do peso corporal, a moderação quanto ao tempo em frente ao computador, o sentar-se à mesa para realizar o dever de casa e a utilização de mochilas com no máximo 10% do peso corporal são dicas  importantes para uma boa saúde postural.

   Em caso de suspeita de desvios posturais de uma criança ou adolescente próximo de você, os profissionais do Espaço Alternativa Saúde colocam-se à disposição para tirar suas dúvidas e oferecer as orientações necessárias.

Equipe ESPAÇO ALTERNATIVA SAÚDE.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Consciência Corporal

Depois de muito tempo sem postar por inúmeros motivos, resolvi promover mudanças de layout e design do blog e prometer que escreveremos semanalmente, pelo menos!!!

Esse retorno da inspiração para escrever, fez-me pensar sobre a Consciência Corporal.

A consciência corporal pode ser entendida como tomar consciência do funcionamento do corpo e isso significa conhecer-se, ter capacidade de reconhecer os sinais internos e externos que o corpo envia a cada segundo, ter dimensão de cada segmento do corpo no espaço, de cada movimento, de cada gesto...

Os métodos posturais como RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates, a dança, a Yoga, a prática de atividade física regular, cada um com as suas particularidades, oferecem diversos benefícios ao corpo humano como força, flexibilidade, melhora da capacidade cardiorespiratória, etc..., mas na minha opinião, o benefício mais importante é a consciência corporal.

Uma pessoa com uma boa consciência corporal, torna-se capaz de potencializar sua capacidade corporal, pois economiza energia ao realizar os movimentos, além de estar menos suscetível a ocorrência de lesões.
A prevenção de lesões ocorre em função deste autoconhecimento, ou seja, do conhecimento da dimensão das possibilidades que o corpo possui e também de suas limitações.

Creio que o sucesso dos métodos posturais para o alívio de dores está diretamente associado a melhora da consciência corporal. Ao realizar um método postural como o RPG e o Pilates, por exemplo, a pessoa faz uma ligação entre mente e corpo, deixa de realizar as atividades automaticamente, passa a prestar atenção em seu corpo, em sua respiração e a estimular áreas que não tinha conhecimento anteriomente. Tais sensações e  estímulos corporais proporcionados durante a execução dos exercícios do Pilates ou das posturas do RPG fazem com que as pessoas tornem-se conhecedoras do próprio corpo e passem a levar essa consciência para outras atividades em suas vidas.

A mudança de atitude é a grande vantagem adquirida por uma pessoa que apresenta uma melhora da consciência corporal. A percepção corporal de que aquela postura na frente do computador durante o trabalho não está fazendo bem ou que os ombros estão elevados tensionando a região cervical, fica mais evidente, e a atitude de adotar uma melhor postura e eliminar esses vícios posturais durante o dia tornam-se mais fáceis de acontecer pra quem tem uma boa consciência corporal, diminuindo, desta forma, a ocorrência de dores no final do dia e proporcionando uma melhora da qualidade de vida.

Portanto, fica a seguinte dica para você:  MOVIMENTE-SE!!!
Nosso corpo foi feito para o movimento pessoal!!

A consciência corporal e os demais benefícios só acontecerão se você sair do sedentarismo e passar a realizar alguma atividade!


Abração, Kassi