domingo, 13 de junho de 2010

PILATES: ARTE EM FORMA DE EXERCÍCIO



O Pilates é um método de reeducação de movimento, composto por exercícios fundamentados na anatomia humana, capaz de melhorar a capacidade respiratória e fortalecer e melhorar o alongamento da musculatura corporal de forma global. Considerado também um método postural por melhorar a consciência corporal, corrigir a postura e prevenir lesões.

Vocês devem estar se perguntando de o porquê considerar o Pilates uma arte. Falando como fisioterapeuta e instrutora de Pilates, considero que estudar o método fez com que eu desse “asas a minha imaginação”, fez-me criar e pensar nas aulas como eu acredito que um artista pinte um quadro ou compositor escreva uma canção. Enquanto que para os alunos, na experiência do dia-a-dia e nos relatos durante as aulas, trata-se de superar os próprios limites, impostos mais pela mente do que pelo próprio corpo.

O prazer que uma aula de Pilates pode oferecer a quem a pratica é percebido devido a esses relatos. Dores estomacais e dores de cabeça, oriundas de stresse, desaparecem como que em um toque de mágica após a 1 hora de exercícios. A satisfação e o fato de estar estimulando e cuidando o próprio corpo de uma maneira diferente das habituais, faz com que os alunos apaixonem-se por esse método/arte.

Elaborado por Joseph Pilates em 1920, recebeu influência da yoga, balê, artes marciais e até mesmo pelo estudo dos movimentos de animais. Possui 6 princípios básicos: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração.

A necessidade de estar concentrado, de levar a mente ao encontro do corpo faz com que os resultados sejam sentidos logo nas primeiras sessões. Além disso, dificilmente, uma aula será igual a outra, sempre há um exercício novo para estimular o corpo e a mente, fazendo com que o aluno não canse de praticar o método.

Já escutei aluno dizer que Pilates é viciante, chegou a chamar o método de “cachaça”, expressão normalmente usada por nós gaúchos. Acredito que só praticando para ter uma idéia do que estou tentando passar a vocês.

Força, controle muscular, melhor capacidade respiratória e melhor circulação, maior flexibilidade, musculatura mais alongada, tonificada e definida, postura mais correta, melhora da consciência corporal, mais equilíbrio e coordenação, alívio do estresse, da fadiga e de dores musculares e articulares são alguns dos benefícios sentidos pelos praticantes de Pilates.

Portanto, não perca a chance de experimentar a delícia que é praticar Pilates. Normalmente, os stúdios oferecem aulas experimentais de forma gratuita, inclusive o Espaço Alternativa Saúde.

Depois de fazer uma aula...tenho certeza que vocês concordarão comigo!

Bom! Fico por aqui e desejo uma ótima semana a todos vocês!

Abração, Kassi

domingo, 6 de junho de 2010

Boas vindas!

Olá pessoal!

Atendendo à pedidos dos nossos queridos alunos (as), criamos o blog do Espaço Alternativa Saúde.
Queremos que saibam que quando falamos em saúde e bem-estar, falamos em um sentido muito amplo, pensamos em tudo que pode fazer bem para a mente, para o corpo e para o coração!!!

Vocês estão convidados a fazer parte dessa busca por informações que podem fazer com que vivamos melhor, com mais saúde e muito mais felizes!

Sejam bem-vindos!

Abraço bem apertado!

Kassi, Amanda e Markus